Para muitas pessoas, jogar boliche não passa de um hobby de final de semana com os amigos, mas a prática é sim considerada um esporte regulamentado e sonha até com a inclusão nos Jogos Olímpicos a partir da próxima edição, em 2020, na cidade japonesa de Tóquio. Se ainda não é uma modalidade presente no cronograma olímpico, já é uma realidade quando o assunto é Jogos Panamericanos, onde é disputado desde a edição de 1991 em Havana, Cuba.
Possuímos 10 pistas oficiais de boliche, com painel digital onde os jogadores podem acompanhar sua pontuação em tempo real.
O amplo espaço permite que você deguste uma deliciosa pizza cortada em xadrez e bebidas enquanto joga. Ideal para família, amigos e pessoas interessadas em praticar um ótimo esporte.
Aberto de terça a domingo, a partir das 18 horas.
É divertido! É diferente!
Conta-se que arqueólogo inglês encontrou numa tumba de uma criança egípcia, pinos e bolas de um jogo, talvez até um tipo de boliche primitivo.
Outra lenda, de cunho macabro, conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, quem eram lançados colocando-se o polegar e outro dedo nas cavidades dos olhos.
O certo é que os registros dão conta que no século XII surgiram na Inglaterra um jogo de boliche na grama. Seu objetivo era colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo. O jogo tornou-se tão popular que o Rei Eduardo proibiu sua prática, temendo que pudesse superar o arco e a flecha, esporte de maior importância militar.
A versão moderna do boliche nasceu por volta do século IV ou V, na Alemanha. Tinha conotação religiosa. Era jogado com nove pinos colocados numa forma de losango. Conta a historia que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de boliche em sua casa.
Os americanos adotaram esse jogo, modificando a colocação dos pinos para forma triangular e acrescentaram mais um pino. Batizaram o jogo como “tem pin bowling”. Esse jogo tomou grande impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e, depois, pela Europa.
No dia 9 de setembro de 1895 foi organizado, em New York, o Congresso Americano do Boliche (ABC – American Bowling Congress). Sediado em Milwaukee, tinha por objetivo aplicar medidas corretivas contra os excessos de jogatina. Também buscou aperfeiçoar ainda mais as regras. O equipamento de boliche acabou sendo totalmente padronizado para que jogadores do mundo inteiro pudessem competir em igualdade de condições.
Depois do futebol, o boliche é o segundo esporte mais praticado no mundo inteiro;
- O numero de praticantes chega perto das 70 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos, com premiações de milhares de dólares entre profissionais e amadores;
- No mundo, esse número de bolicheiros é estimado em 110 milhões, em 110 países, sendo 12 milhões de atletas federados;
- Um jogo parecido era praticado no ano 3.200 a.C. no Egito, sendo considerado o primeiro indício do esporte. Há registros também de práticas na Alemanha no século IV;
- O esporte como o conhecemos, com o nome de boliche, passou a ser praticado por volta de 1350;
- As primeiras regras foram formalizadas em Nova York, em 1895;
- O boliche passou a ser praticado por mulheres a partir de 1917, quando se criou a Womens International Bowling Congress (WIBC);
- Em 1952, o boliche foi jogado pela primeira vez em pista automática;
- Existem cerca de 260.000 pistas de boliche no mundo inteiro.
Fonte: IG Esportes
SPLIT: A bola mas difícil do boliche: quando da primeira jogada, restam mais dois pinos, exceto o nº 1, distantes um do outro.
BABY: São os mais fáceis de derrubar (pinos 3 e 10 ou 2 e 7).
STRIKE: Quando o competidor derruba todos os pinos com apenas uma jogada.
GARAGINHA: Restam dois pinos paralelos, e o espaço entre eles é o suficiente para passar uma bola (2 e 3, 7 e 8 e 10, 8 e 9).
SPARE: Quando no segundo lance da jogada o competidor completa e derrubada dos 10 pinos.
FRITAR: Errar totalmente a jogada.
POFF: Quando sobram dois pinos próximos um do outro após a primeira jogada, e na segunda bola só atinge um.
JOÃO E MARIA: Quando sobram os pinos um atrás do outro (2 e 8 ou 3 e 9).
O jogo do boliche consiste de 10 lances.
Cada jogador lança a bola duas vezes em cada lance, a menos que derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo um Strike.
Marca-se um ponto a cada pino derrubado.
O Strike é assinalado no painel com um X. O Spare é assinalado com uma / (barra) e as jogadas abertas são assinaladas com um traço (-).
Marca-se um Strike quando o jogador derrubar todos os pinos com a primeira bola do lance.
Um Strike vale 10 pontos, mas dobra os pontos dos dois lances seguintes.
Se um jogador fizer um Strike no seu último lance, tem direito a duas bolas extras.
Se um jogador fizer Strike em cada lance e nas duas bolas do lance final, o jogador final alcançara 300 pontos, ou seja, o número máximo do jogo.
Marca-se um Spare quando o jogador derrubar os 10 pinos nas duas jogadas do lance. O que inclui a hipótese de derrubar 10 pinos com a segunda bola deste lance.
Se um jogado marcar um Spare em seu último lance, tem direito a uma bola extra.